Carta de Apoio

O Conselho Indígena de Roraima (CIR) manifesta preocupação com o avanço da Covid-19 na Terra Indígena Yanomami, conforme relatado na carta de URGÊNCIA do Condisi/Yanomami para a “SOLICITAÇÃO DE PROVINDÊNCIAS”, assinada pelo presidente Júnior Hekurari. Os casos de Covid-19 se alastram de forma rápida nas comunidades da região que ainda enfrentam a invasão de centenas de garimpeiros nos seus territórios.

Em janeiro 2021 foram registradas nove mortes de crianças nas comunidades indígenas Waphuta e Kataroa com suspeita do novo coronavírus, uma clara demonstração do abandono total do poder público. A carta relata ainda que, “quatro crianças foram a óbito na comunidade Waphuta, e a causa teria sido COVID-19, e havia ao menos 25 crianças com os mesmos sintomas e em estado grave. Seguindo com as denúncias, cinco crianças foram a óbito na comunidade Kataroa, também suspeitas do novo coronavírus”.

O presidente, Júnior Hekurari, oficiou a SESAI no dia 26 de Janeiro, porém até hoje, 01de fevereiro, nenhuma equipe foi às comunidades. Diante dessa grave situação, o CIR requer com extrema urgência que providências sejam tomadas por parte do poder público para garantir o atendimento de saúde adequado aos parentes Yanomami e a retirada imediata dos garimpeiros ilegais. A presença deles coloca em risco a vida do povo Yanomami e não é de hoje que as lideranças exigem a retirada desses invasores.


Reforçamos ainda que nós, povos indígenas, somos contra o garimpo e contra os garimpeiros que estão matando os nossos irmãos e destruindo nossa natureza.

Conselho Indígena de Roraima, 01 de fevereiros de 2021.