Comunidade Jabuti realiza colheita de 50 Toneladas de melancia orgânica

As produções orgânicas nas terras indígenas de Roraima é uma realidade vivenciada, a forma como os produtores trabalham, respeitam os limites da terra sem usar agrotóxicos, a lavoura vinga, e não seria diferente na Terra Indígena Jabuti, comunidade Jabuti, região Serra da Lua. Com parte da produção voltada para o cultivo de melancias, no dia 22 de dezembro de 2020 foi feita a colheita de 50 toneladas da produção, de uma área com aproximadamente dois hectares e meio, no Sítio Deus é tudo.

Kelliane Cruz, Sr, Elmo, secretária Maria Betânia, Dona Cléonicia.

De acordo com o produtor Elmo da Silva, que trabalha a 12 anos na produção de melancia, disse que os produtos são exportados para o Estado de Manaus e também é comercializado em Boa Vista.

“A maioria da nossa produção é exportada para fora do estado, nosso foco é produzir muito mais, estamos querendo plantar mais oito hectares, já do recurso proveniente desta colheita, e com certeza a previsão é que no mês de Abril em 2021 vamos estar colhendo mais 180 toneladas dessa produção”, disse.

Secretária Maria Betânia e a produtora Cléonicia da Silva

As mulheres também trabalham na produção da melancia e uma delas é dona Cléonicia da Silva. Explicou que a exportação da produção é bastante ampla na região. “Na nossa comunidade temos mulheres guerreiras, e somos produtoras. Em toda T.I de Roraima, estive aprendendo desde jovem com meu esposo Elmo, e posso compartilhar um pouco da experiência.”

A Secretária geral do movimento de mulheres indígenas Maria Betânia, esteve presente e ajudando na colheita, parabenizou o trabalho da produção familiar, ressaltou a importância do mesmo dentro das comunidades. Por isso a importância dos territórios. Frisou que CIR está à disposição para apoiar os projetos das comunidades.

Produtores carregando parte da colheita,

“É uma satisfação estar vendo de perto todo esse empenho da família do Seu Elmo e Dona Cléo dentro da comunidade Jabuti, um trabalho familiar que traz a importância dos cultivos locais, mostra que fazemos acontecer, e eles já fazem estas atividades há muito tempo. A exportação é grande para Manaus, porque não a um comprador de grande porte no estado. A melancia é muito saborosa e o comprador tem essa satisfação na compra”, destacou a secretária.

A colheita da melancia é só mais uma das produções orgânica visitadas pelo CIR nas T.Is das comunidades indígenas do estado. Os mesmos têm a sua auto-suficiência produtiva, as produções cada vez mais aumentam trazendo consigo a satisfação das comunidades, e evidencia que cada vez mais uma produção orgânica indígena independente é uma realidade plausível.