Rede Wakywai: encontro reúne comunicadores indígenas na Raposa Serra do Sol

Comunicadores indígenas da rede Wakywai (“Nossa Notícia” na língua Wapichana) se reuniram para trocar conhecimentos e experiências no Centro Indígena de Formação e Cultura da Raposa Serra do Sol (CFICRSS). O workshop foi promovido pelo Conselho Indígena de Roraima (CIR) nos dias 15 e 16 de dezembro e reuniu 18 participantes, e contou com a participação da secretária geral do movimento de Mulheres Indígenas, Maria Betânia no primeiro dia de encontro. Houve distribuição de máscaras, álcool em gel e material informativo sobre a Covid-19.

Com o tema “Comunicação indígena: Novas ferramentas de luta”, o encontro teve palestras voltadas para fortalecer a atuação dos comunicadores nas áreas de fotografia, elaboração de pauta, construção de roteiro, produção, comunicação comunitária, o papel do comunicador, e principalmente formar lideranças. Também durante o encontro a psicóloga do CIR Iterniza Pereira, dialogou sobre motivação e foi exibido o documentário “Lutando pela Terra” que retrata a resistência dos povos indígenas de Roraima.

Encontro reuniu jovens das regiões Tabaio, Surumu, Raposa, Serras, Alto Cauamé, Murupu, Serra da Lua, Amajari e Malacacheta (Foto: Emily Costa)

Thais Barbosa, da etnia macuxi, avaliou o workshop como sendo positivo e ressaltou a importância da participação de jovens de diferentes comunidades em atividades como esta como uma forma de intercâmbio de conhecimentos. “Como vieram jovens de diferentes regiões, a gente que já vem participando desses eventos acaba transmitindo e recebendo um pouco mais de conhecimento”, disse.

Segundo Márcia Fernandes, coordenadora do Departamento de Comunicação do CIR, desde 2017, o Conselho Indígena de Roraima realiza treinamentos na área de audiovisual, fotografia e texto para preparar comunicadores indígenas. “Ter esses comunicadores nas comunidades faz toda a diferença. Além de atuarem juntos com suas lideranças, nas assembléias regionais, nas suas comunidades, eles têm o papel de documentar momentos considerados importantes para a comunidade e também repasse de informações para as lideranças”, disse.

Comunicadores da região Raposa se apresentando durante o encontro (Foto: Caíque Pinho)

Bleidi Ribeiro de Sousa, coordenador do Centro de Formação, parabenizou o CIR pela iniciativa e disse que treinamentos como esse são bem-vindos no CFICRSS. “A gente se sente muito alegre e motivado por ter esses jovens na caminhada, para levar nossa demanda, nossa história, produção e conhecimento na Raposa Serra do Sol ou em outros territórios”.

Informativo sobre o combate a Covid-19 nas comunidades (Foto: Caíque Pinho)

Fundado em 1997, o Centro de Formação, que sediou o encontro de comunicadores, está diretamente ligado à luta em defesa dos povos indígenas. Além de formar lideranças indígenas, tem também compromisso no processo de formação profissional dos jovens, os quais se empenham com vigor na busca de alternativas para o desenvolvimento das comunidades indígenas, sempre pautado numa produção sustentável (com respeito ao meio ambiente), no sentido de contribuir com a afirmação os povos indígenas nas suas terras tradicionais e consolidar a autonomia socioeconômica, considerando seus costumes, suas tradições e seus modos de organização social.

Igreja do CFIRSS foi destruída durante incêndio criminoso em 2005; local é símbolo da resistência e da luta dos povos indígenas pela Raposa Serra do Sol. (Foto: Emily Costa)