Terra indígena Serra da Moça promove 1º Feira do Plano de Gestão Territorial e Ambiental da região Murupú

A comunidade indígena Serra da Moça, região Murupú, realizou nos dias 6 e 7 de novembro a 1ª Feira de Implementação do Plano de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA). No evento, os visitantes puderam conferir de perto diversos tipos de artesanatos, produtos agrícolas, piscicultura e a medicina tradicional, todos resultantes do esforço das comunidades e dos parceiros. Os Coordenadores do Conselho Indígena de Roraima (CIR) Enock taurepang, Edinho Batista e Maria Betânia marcaram presença no evento.

A implementação dos projetos são distribuídos entre as comunidades da Terra Indígena Serra da Moça. Cada local é responsável pelas atividades, como a comunidade Morcego com agricultura e pecuária, C. Anzol 50% agricultura, C. Serra do Truaru reflorestamento, equiparação dos Grupos de Vigilância e Proteção das Terras Indígenas (GPVIT) e piscicultura, Comunidade Serra da Moça trabalhos das mulheres com corte e costura criativa, organização da feira.

Valdélia da Silva é coordenadora local das mulheres e citou a importância de estar realizando a exposição e de como as mulheres estão envolvidas nas atividades.

“Viemos trabalhando a confecção das bolsas e também na medicina tradicional. Com certeza nós mulheres vamos mostrar cada vez mais o trabalho da nossa região”, disse.

A Gestora Ambiental do CIR, Jéssica Maria, falou da implementação dos trabalhos na região.

“O PGTA nada mais é do que o plano de vida das comunidades, e assim, foram elencados trabalhos como o fortalecimento da agricultura, pecuária e piscicultura. A feira é o resultado da história de sucesso das atividades que estavam sendo executado desde 2019” afirmou.

Toda a programação da feira foi voltada para demonstrar os resultados dos projetos da implementação do PGTA. A secretária do movimento de mulheres, Maria Betânia, também participou do evento e destacou a importância da implementação do projeto que foi feito em conjunto com o departamento territorial e ambiental do CIR.

Maria Betânia, fazendo compra de produtos regionais e artigos da medicina tradicional

essa é a primeira feira da região, são implementações e atividades voltadas ao plano de vida da t i. serra da moça, na qual temos a parceria do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB),  Natureza e Cultura Internacional (NCI) no Projeto Bem viver, projeto voltado ao bem coletivo dos nossos povos, que necessitam apenas de apoio para as inciativas que veem realizando e desenvolvendo em seus territórios, por isso digo sempre que nossa mãe terra é sagrada é dela que tiramos a nossa produção, é dela que tiramos nossa alimentação saudável, sem veneno e totalmente orgânico. disse Maria Betânia. Outro grande parceiro dos projetos voltados as regiões é a USAID (U.S. Agency for International Development), que como IEB, NCI, e o CIR, faz parte dessa grande corrente de apoio logístico e material as comunidades indígenas.

Confira a galeria de fotos da feira.