Fortalecimento das iniciativas a mulheres Indígenas

No dia 27 de outubro a secretária geral do movimento de mulheres indígenas do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Maria Betânia, visitou a região Murupu, comunidade Serra da Moça, onde foi entregue o kit de medicina tradicional. Betânia conversou com a coordenadora de mulheres da região, Valdelia da Silva sobre as atividades e o apoio dentro da região.

Parte dos Materiais do kit de Medicina Tradicional.

O intuito principal da visita foi a formalização da entrega do kit de medicina tradicional, que o clube de mães da região havia recebido. Materiais como fogão, panelas, moldes para sabão, frascos e um notebook para catalogação do material, fazem parte do kit que visa o fortalecimento voltado as atividades das mulheres indígenas da região. Valdelia da Silva e a coordenadora local da medicina tradicional Keila Olinda, apresentaram parte dos medicamentos tradicionais.

“Temos sabonetes para tratamento de ferimentos, alguns com canela, crajuru, pomadas com sebo de carneiro e os cicatrizantes com banha de cobra. Nosso grupo de mulheres da comunidade se chama Moça Bonita.” Disse Keila.

Sabonetes e cicatrizantes, kit de medicina tradicional.

Que mencionou a troca de saberes entre mulheres da Bahia e mulheres indígenas. “Foram feitas palestras, produção de medicamentos, foi muito importante, gostaria de agradecer o apoio dos materiais e as instituições.”

Na ocasião foram apresentados também os resultados do kit de Corte e Costura, os artigos confeccionados pela comunidade são, vestidos infantis e adultos, bolsas, camisolas, tapetes, entre outros.

Betânia e costureiras.

“Esses materiais são frutos do nosso trabalho, por isso a importância da implementação do Plano de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA), da Terra indígena Serra da Moça, para continuar com as atividades no nosso território.” disse Valdelia.

Aproveitando a oportunidade da visita, ela fez o convite ao CIR e a todas as regiões para a feira que irá ocorrer entre os dias 06 e 07 de Novembro na Região Murupu, Comunidade Serra da Moça. A feira já é um dos resultados do PGTA, onde serão expostos e vendidos artigos do plano de gestão, e as produções das comunidades da região.

“É importante mostrar que as implementações dos PGTAs estão acontecendo dentro das regiões.” disse Maria Betânia. Que agradeceu juntamente as coordenadoras o kit da Medicina Tradicional de parceria com a Embaixada Real da Noruega (ERN). E os apoiadores do Instituto Internacional de Educação no Brasil (IEB), Nature and Culture International (NCI), que através do Projeto Bem Viver auxiliaram na compra do kit de corte e costura.