CIR realiza palestras de prevenção e acompanhamento psicológico em comunidades e a indígenas que moram em Boa Vista

O Conselho Indígena de Roraima (CIR) realizou durante os meses de setembro e outubro, através da psicóloga Iterniza Pereira, palestras de conscientização para abordar temas como prevenção de suicídio (setembro amarelo), prevenção de câncer de mama (outubro rosa), abuso sexual, violência doméstica, abuso de álcool e drogas, além de atendimentos psicológicos.

Psicóloga Iterniza na palestra sobre setembro amarelo (prevenção do suicídio), na comunidade Malacacheta

De acordo com Iterniza, as palestras foram realizadas presencial e virtualmente, para indígenas que vivem no contexto urbano e também nas comunidades, atendendo principalmente pessoas que foram infectadas pela Covid-19. “O objetivo é quebrar tabus em relação a tais temas, gerar diálogos, compartilhar informações e assim estabelecer a conscientização dos parentes nas comunidades”, comentou Iterniza.

Comunidade Congresso, região Baixo Cotingo.

O coordenador geral do CIR, Enock Taurepang, explicou que esses atendimentos são ainda mais necessários nos dias atuais, sobretudo para enfrentar os efeitos físicos e emocionais causados pela pandemia do novo coronavírus. “O CIR teve que se reinventar, para poder dar esse suporte para as comunidades, uma vez que o nosso sistema de saúde pública é muito falho”, destacou Enock.

Atendimento psicológico, na comunidade Taxi, região Surumu.

Durante os dois meses, a psicóloga realizou atendimentos com mais de 60 pessoas, entre lideranças, jovens, mulheres, crianças e homens nas comunidades Banco (região Baixo Cotingo), Raimundão I (região Alto Cauamé), Taxi (região Surumú), Teso do Gavião, (região Baixo Cotingo) e Mutamba (região Amajari). A iniciativa tem apoio do CIR e da Fundação Ford e Nia tero.