Kits de Medicina Tradicional e kits de Corte e Costura são entregues em comunidades da Região Amajari

O Conselho Indígena de Roraima (CIR) realizou no dia 14 de outubro a entrega de kits da medicina tradicional na comunidade Araçá e kits de corte e costura para a Casa Vovó Eva na comunidade Mutamba.


Segundo a secretária geral do movimento de mulheres, Maria Betânia Macuxi, a medicina tradicional tem dado resultados significativos nas comunidades, e o CIR continua apoiando estas iniciativas, através da campanha emergencial.

Cera e mel para Medicina tradicional, Coordenador Adevaldo Padilha

Na comunidade Araçá, que fica na região Amajari, o coordenador regional da medicina tradicional, Adevaldo Padilha Silveira foi quem recebeu os kits. Ele disse que a comunidade vai continuar com a produção da medicina tradicional.

“Só tenho muito a agradecer o apoio para nos auxiliar contra essa pandemia que não acabou. A gente vai continuar fazendo o xarope, banhos e as garrafadas. Fui salvo pela medicina tradicional e outros também foram, e apesar de termos perdido pessoas importantes, estamos aqui para continuar o trabalho”, destacou.

O coordenador geral do CIR Enock Taurepang e a Maria Betânia Macuxi, secretária geral do movimento de mulheres indígenas, participaram das entregas e enfatizaram a importância das parcerias com a Embaixada Real da Noruega, Rainforest e RCA que deram apoio para a compra dos kits da medicina tradicional, através da campanha emergencial, e a Rede de Cooperação Amazônica Instituto de Clima e Sociedade (ICS).


Na mesma data, na comunidade Mutamba, ainda na região de Amajari, a coordenadora de mulheres Angelita Nascimento também agradeceu o apoio que a casa de costura Vovó Eva recebeu. Ao kit de corte e costura doada na ação, segundo Angelita, será um reforço para as atividades das mulheres que trabalham na confecção de bolsas, vestidos, tapetes, panos de prato.

Lideranças e Mulheres do projeto Casa de costura Vovó Eva

“Venho agradecer o CIR pelo empenho, em nome das mulheres da comunidade, e ele vem trazer benefício e melhorias a nós e o fortalecimento das mulheres indígenas”, disse Angelita Nascimento.