CIR realiza I Reunião da Coordenação Ampliada Deliberativa de 2020

Após seis meses sem nenhum encontro presencial devido à pandemia da Covid-19, o Conselho Indígena de Roraima (CIR) realizou a I Reunião Ampliada da Coordenação Deliberativa, na comunidade Araçá, região de Amajari, com o objetivo de avaliar e deliberar ações de interesse da organização, além de montar estratégias de resistência

 Lideranças de nove regiões estiveram presentes na reunião que seguiu os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS) como distanciamento usa de máscaras e distribuição de álcool em gel para evitar o contágio da Covid-19. O encontro ocorreu entre os dias 28 a 30 de setembro.

Liderança Tradicional Damaceno de Souza, em plenária.

“A reunião ampliada do CIR é um espaço no qual as nove regiões que pertencem à base de nossa organização tem o direito de participar com três conselheiros, estes possuem o direito de voz e voto em todas as deliberações”, explicou o coordenador do CIR, Enock Taurepang.

No primeiro dia instituições como ICMBIO, MPE, SEI, SEAPA, SEPLAN, FEMARH e a deputada federal Joenia Wapichana participaram do encontro. Eles puderam ouvir as reivindicações das lideranças sobre meio ambiente, território e atividades produtivas indígenas. Estiveram em pauta à saúde, educação e a formação indígena. 

No mesmo dia, o departamento de Gestão Territorial e Ambiental e a secretária do Movimento de Mulheres Indígenas, lançaram a cartilha da medicina tradicional e a cartilha do plano de negócio do peixe da comunidade Boqueirão.

 No segundo dia as lideranças das regiões Serra da Lua, Murupu, Alto Cauamé, Serras, Baixo Cotingo, Surumu, Raposa, Amajari e Tabaio, debateram sobre os enfrentamentos, planos e estratégias no movimento indígena.  E ainda com os parceiros Diocese de Roraima, CIMI e as organizações indígenas, OPIRR, OMIRR, APITSM, KAPOI. Estava em pauta emendas parlamentares a serem implementadas nas comunidades indígenas, mas nenhuma das prefeituras compareceu.

Assessor Jurídico e a Liderança Nelino Galé em diálogo com os demais participantes.

No último dia da reunião, a coordenação e os departamentos de Gestão Territorial e Ambiental (DGTA), Administrativo Financeiro (DAF), Departamento Jurídico (DJ), Departamento de projeto, Departamento de Comunicação (DC), Secretária Geral do Movimento de Mulheres, Núcleo da juventude e as ações do projeto emergencial, apresentaram para as lideranças os trabalhos que desenvolvem e os que foram desenvolvidos nesse período de pandemia. Ao final da reunião, as regiões participaram dos planejamentos e deliberações da organização.

Lideranças nas deliberações.

O malocão que é o espaço de debates das lideranças foi ornamentado com produções das comunidades com variedades de banana, jerimum, feijão, pimentas, macaxeira e arroz além dos artesanatos, medicina tradicional, entre outros. Durante as reuniões, o Departamento de Gestão Territorial e Ambiental do CIR distribuiu sementes tradicionais para os coordenadores, e os demais participantes  com o compromisso de plantar e serem multiplicadas nas demais regiões.