Veículo do Ministério da Agricultura é usado para transporte ilegal de bebidas alcoólicas na TI Raposa Serra do Sol

Lideranças da Terra indígena Raposa Serra do Sol, região Serras, em conjunto com o Grupo de Proteção e Vigilância e Territorial Indígena (GPVITI), flagraram durante uma abordagem de rotina no dia 29 de setembro no posto de monitoramento e vigilância territorial Tuxaua Geraldo Macuxi, um carro Oficial do Ministério da agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) sendo usado para transporte ilegal de bebidas alcoólicas para dentro das comunidades indígenas.

Carro Oficial do Mapa/ Foto: Lideranças da região Serras, T.I RSS.

O veículo que seguia para a comunidade Mutum foi identificado com vários tipos de bebidas alcoólicas e além do motorista tinha três passageiros. Foram encontradas na caçamba da caminhonete 74 garrafas de cachaça e duas caixas de cerveja.

Ao ser questionado pelas lideranças, o motorista disse que a carga pertencia a um dos passageiros. Ninguém apresentava sinais de embriaguez. As bebidas alcoólicas foram descartadas e os quatro envolvidos liberados. A assessoria jurídica do Conselho Indígena de Roraima irá oficiar os fatos no Ministério Público Federal (MPF) e na Fundação Nacional do Índio (Funai).

As bebidas alcoólicas foram descartadas. Foto: Lideranças da região Serras, T.I RSS.

Os povos da TI Raposa Serra do Sol mantêm normas internas das próprias comunidades que proíbem a venda e a comercialização de bebidas alcoólicas respaldados no ART. 231 da CF/88.
As lideranças do Grupo de Vigilância e os demais coordenadores locais e regionais da TI Raposa Serra do Sol cobram que as autoridades tomem as devidas providências em relação ao caso.