Quinta etapa: mais de 50 comunidades indígenas de Roraima são beneficiadas pela campanha emergencial

Encerrou no dia 28 de agosto de 2020, a quinta etapa da campanha emergencial do Conselho Indígena de Roraima (CIR). Desta vez, o foco foram as famílias infectadas pela Covid-19. A ação também atendeu lideranças que estavam na linha de frente nas barreiras sanitárias, nos postos de saúde, além das famílias indígenas que residem em Boa Vista ou que vêm da comunidade para receber tratamento na capital.

Família da comunidade Araçá, região de Amajarí, foi uma das beneficiadas.

Desde o início da pandemia, o CIR vem dando assistência para as comunidades indígenas com a intenção de conter o avanço da pandemia. Porém, infelizmente o novo coronavírus chegou às terras indígenas, tirando do nosso convívio lideranças tradicionais e levando embora toda uma história. De acordo com os últimos dados da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab),  são 81 óbitos pela doença entre os povos indígenas no estado.

A equipe na comunidade Uirapurú, Região Raposa.

Nesta quinta etapa da campanha, foram doadas mais mil cestas de alimentação, a comunidade Anauá, na Terra Indígena Wai Wai, é apenas uma das mais de 50 que foram atendidas. No local, o vice-tuxaua Narcisio Wai Wai agradeceu pela ajuda.

“Aqui a maioria dos meus parentes foram infectados e fiquei muito preocupado em perdê-los para essa doença, mas agrademos pela contribuição do CIR e parceiros”, destacou a liderança.

O coordenador Enock Taurepang e a secretária geral do movimento das mulheres, Maria Betânia Macuxi, acompanharam a entrega dos alimentos, máscaras, kits de higiene, EPIs e álcool em gel para os moradores da comunidade Anauá.

Conforme Maria Betânia, a ajuda é para manter as comunidades e regiões em o isolamento social para evitar a circulação do novo coronavirus. “Levamos o apoio para que as lideranças permaneçam nas suas comunidades e mantenham os devidos cuidados”, comentou.

Secretária Maria Betânia, durante a entrega dos alimentos na comunidade Anauá.

Durante a quinta fase da campanha, o CIR trabalhou em parceria com a Rainforest, RCA, Abraca, Coiab, Papa de Roma/Irmãs Cáritas, Comunidade Malacacheta, Embaixada Real da Noruega, ISA, NCI, IEB, Companhia de Jesus e Minas Gerais, Faculdade Jesuíta De Filosofia e Teologia (FAJE).

Moradores recebendo o apoio do CIR

As mais de 50 comunidades que receberam o apoio na quinta fase foram das regiões Amajarí, Baixo Cotingo, Surumú,  Wai Wai,  Região Serra da Lua , Serras, Raposa, Tabaio e Murupú.