Mulheres e crianças da Comunidade Malacacheta recebem kits de higiene, materiais para confecção de máscaras e folders na língua Wapichana

A equipe da comunidade recebendo os kits

Em tempos de grandes turbulências e dor pela perda de parentes indígenas, a manifestação de solidariedade se torna essencial. Com objetivo de contribuir com as mulheres e crianças da comunidade Malacacheta, região Serra da Lua, município de Cantá, a equipe emergencial do Conselho Indígena de Roraima (CIR) realizou no dia 20 de junho, a entrega de 70 kits de higiene pessoal para mulheres, 120 para crianças e 150 folders informativos na língua Wapichana sobre a COVID-19.

A ação foi desenvolvida depois que a comunidade apresentou a demanda ao CIR, segundo o relato da articuladora Kiusylene Souza, 30 anos, da etnia Wapichana. Ela disse que muitas mulheres e crianças estavam com dificuldades para ter acesso aos itens básicos de higiene pessoal em meio à pandemia.

Com 14 casos positivos de COVID-19 confirmado até o dia 22 de junho, a comunidade Malacacheta possui uma população de 1.400 habitantes e está em lockdown (confinamento total). A ação foi apoiada pelo CIR e a NiaTero.

 Artesã e também praticante dos remédios tradicionais, Helena Paulino, etnia Wapichana, 49 anos, foi uma das que recebeu o kit. Ela ressalta a importância de conseguir da entrega, que classificou como um singelo gesto de amor ao próximo.

Artesã Helena Paulino

“Eu faço os remédios aqui na comunidade, e fico feliz por receber o kit, esses dias estou me dedicando a fazer os chás, os xaropes e os banhos. Ter recebido algo é muito importante para mim e para outras mulheres também”.

Também foram doados tecidos e linhas para incentivar um grupo de 13 mulheres e 12 jovens entre meninos e meninas da comunidade a confeccionar máscaras para distribuir aos moradores da localidade e de outras também.

A jovem Suliene Cruz, 22 anos, etnia Wapichana, destacou que quando soube da iniciativa da confecção de máscaras se propôs ajudar. “Eu me interessei quando soube da atividade da produção das máscaras, era uma forma de contribuir e também fazer algo nesse momento difícil para as comunidades”

Articuladora Kiusylene Souza

Diante da intensa preocupação do CIR, em fazer chegar nas comunidades informações da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o novo coronavírus, a instituição destinou, folders informativos sobre a Covid-19 na língua Wapichana. O objetivo foi informar os moradores que não falam português e ainda ajudar a manter viva a tradição linguística deste povo.