MANIFESTO DE APOIO E RECONHECIMENTO PELO TRABALHO DA DEPUTADA FEDERAL JOENIA WAPICHANA NO PARLAMENTO BRASILEIRO

Corajosa, pronta e firme na defesa dos direitos humanos dos Povos Indígenas do Brasil, essa é Joenia Wapichana, Deputada Federal de Roraima. Eleita em 2018 para assumir uma vaga no Congresso Nacional, ela ocupa um importante espaço, sendo a primeira mulher indígena em 190 anos de história do parlamento que por 30 anos também esteve sem qualquer representação indígena.

Nem sempre é fácil ser diferente em meio a 513 parlamentares, em sua maioria homens brancos, com ideologias conservadoras, além de representarem grupos econômicos que detêm o poder do capital, ainda mais nestes tempos sombrios em que vivemos com o avanço do autoritarismo no nosso país. Esse não é o Brasil que queremos.

A voz de Joenia no Congresso Nacional é a voz dos povos indígenas.  A deputada tem sido incansável, combatendo e denunciando quase todos os dias os atos autoritários do governo de Bolsonaro, como também foram governos do passado, seja da direita ou da esquerda.

Ontem, 21 de maio a deputada foi relatora de um importante projeto o PL 1.142 que prevê medidas urgentes para comunidades indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais no combate ao novo coronavíruas.

Pela postura ética e moral, a deputada não compactua com nenhuma articulação que venha colocar em risco a vida do seu povo, seus posicionamentos sempre são em favor dos povos indígenas sendo sua principal bandeira de luta e protagonismo no Congresso Nacional.

Por essas razões que o Conselho Indígena de Roraima (CIR), organização indígena representativa de 246 comunidades indígenas, dos 11 povos e de aproximadamente 49 mil indígenas, vem reafirmar o apoio e reconhecer o trabalho que a Deputada Federal Joenia Wapichana vem desempenhado no Congresso Nacional nesse um ano e cinco meses de mandato. Temos testemunhado o empenho da deputada na defesa dos povos indígenas e das populações tradicionais e de outros segmentos da sociedade que também são parte da população esquecida.

Entendemos que é nessa instância, o Congresso Nacional, que se dá a mais dura luta contra nosso inimigo. Não será uma tarefa fácil, quando se tem uma Câmara mais conservadora e disposta a aniquilar a vida dos povos indígenas.

Por fim, o atual momento dos povos indígenas é de tristeza, com o avanço do novo coronavírus (Covid-19) nas nossas comunidades. Nesse momento de dor, nos solidarizamos com nossos parentes do Brasil que foram vítimas desse vírus. Estamos vigilantes e atentos para denunciar qualquer tipo de violência e ataques que vem contra nossos direitos e territórios.

Povo unido jamais será vencido!

Boa Vista/RR, 22 de maio de 2020