COMISSÃO DE LIDERANÇAS INDÍGENAS DE RORAIMA É RECEBIDA PELA DEPUTADA FEDERAL JOENIA WAPICHANA

Em uma das agendas a comissão de lideranças de Roraima foi recebida pela Deputada Federal, Joenia Wapichana (REDE/RR) no seu gabinete 231 em Brasília, no dia 08 de outubro. Para os tuxauas, entrar pela porta da frente e ser recebidos por uma deputada indígena, representou um momento histórico para a trajetória do movimento indígena nesses 30 anos.
As lideranças levaram ao conhecimento da deputada suas principais demandas e proposições para o fortalecimento da sustentabilidade, efetivação de politicas públicas, meio ambiente e proteção dos seus 33 territórios tradicionais. Foi entregue o dossiê da raposa serra do sol e da situação dos povos indígenas.
“Firmamos o nosso compromisso e o apoio das bases, ouvimos os projetos, emendas parlamentares e as parcerias que ela tem realizado”, destacou Jabson Nagelo Macuxi, liderança da comunidade Morcego, Terra Indígena Serra da Moça.
A comissão de lideranças puderam acompanhar a deputada, que protocolou os Projetos de Lei (PLs), nº 5466/2019 que institui o Dia dos Povos Indígenas e PL nº 5467/2019 sobre o revestimento em benefício aos povos indígenas os valores arrecadados em pagamento de multas por infração ambiental cometida em terras indígenas.
Sobre o projeto de lei nº 5466/2019, coordenador do CIR Edinho Macuxi enfatizou que os povos indígenas não podem ser chamados de “índios”, e sim de Povos Indígenas é uma ligação direta a nossa cultura, nossa crença que é interligada a natureza, e todos os valores que estão ligadas as nossas artes, trajes, no sangue e na nossa alma” destacou o líder indígena.
O PL 5467/20 conforme a Deputada Joenia explicou“esse projeto reverte os valores que são pagos em multas por crimes ambientais que acontecem dentro das terras indígenas as comunidades que sofreram a ilegalidade, e que sejam beneficiadas” esclareceu a deputada.
Antes de exercer o mandato como deputada Federal, Joenia Wapichana foi advogada das comunidades no caso da terra indígena Raposa Serra do Sol, fez sustentação oral no STF no ano de 2009. Trabalhou no CIR por 23 anos, assessorando as comunidades indígenas de Roraima.

Deputada Joenia recebendo o dossiê da Raposa Serra do Sol
Deputada acompanha as lideranças nos protocolos dos documentos na câmara
lideranças reunidas com a Deputada Joenia Wapichana no gabinete 231