Covid-19: ação na comunidade Malacacheta leva orientações no combate ao coronavírus

Os moradores da comunidade Malacacheta, região Serra da Lua, município de cantá, receberam orientações sobre como se prevenir do novo coronavírus durante uma ação voluntária realizada neste sábado (18).

A iniciativa foi organizada pela técnica de enfermagem Soraia Souza e a Kiuslene  Silva, que é gestora em saúde coletiva indígena,  com apoio do coordenador da região, Clóvis Ambrósio. A comunidade tem uma população de 1.452 indígenas.

“A ação foi para sensibilizar os nossos parentes a se cuidarem, porque muitos ainda duvidam dessa doença. A nossa comunidade é próxima da cidade, ficamos preocupados com isso”, disse Soraia, preocupada com o bem-estar do seu povo. ”A prevenção é o melhor remédio”.

Foram realizadas visitas domiciliares esclarecendo em português e wapichana sobre a pandemia e usando cartazes informativos para orientar jovens, idosos e crianças sobre os sintomas da doença. A covid-19 já levou a morte de três pessoas em Roraima, entre elas o adolescente indígena Alvanei Xirixana, da etnia Yanomami. 

Mulheres da comunidade se sensibilizaram com a campanha e decidiram fabricar máscaras caseiras para distribuir na comunidade. O objetivo é ajudar a proteger os moradores e agentes de segurança que fiscalizam as barreiras sanitárias que dão acesso à localidade. Elas pedem doações de alguns itens para usar na fabricação.

“Estamos precisando de materiais para confeccionar as máscaras tais como o pano, elásticos, linhas para as máquinas“, disse Soraia.

Temendo a chegada do coronavírus à comunidade, as lideranças e os agentes indígenas do Grupo de Proteção e Vigilância Territorial (GPVIT) bloquearam o acesso a Malacacheta.

“Fechamos por causa dessa doença que está matando muita gente, tomamos iniciativas para vigiar a nossa tenda inflavel comunidade nos prevenir”, destacou o Vice- tuxaua Reinaldo Wapichana.

Fotos: Soraia Souza/Reprodução Facebook