PF e IBAMA DESTROEM MATERIAIS DE GARIMPO ILEGAL APREENDIDOS PELAS LIDERANÇAS DA T.I RSS

A Polícia Federal (PF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) destruíram, na última quinta-feira (16), materiais de garimpo apreendidos pelas lideranças indígenas da Terra Indígena Raposa Serra do Sol (TIRSS).

Os materiais foram apreendidos pelas lideranças da T.I RSS durante o trabalho de monitoramento e vigilância territorial no dia 1 de abril http://cirinstitucional1.hospedagemdesites.ws/site/2020/04/02/comunidades-indigenas-fazem-retiradas-de-garimpeiros-da-terra-indigena-raposa-serra-do-sol/ . com objetivo de coibir o garimpo ilegal no território, e a entrada de pessoas não autorizadas e outros crimes.

De acordo com o coordenador da região, Aldenir Cadete Wapichana, na ocasião das apreensões, a PF colheu depoimentos sobre a ação das lideranças e dos quatros garimpeiros que foram detidos no dia do ocorrido.

“A PF e IBAMA vieram e destruíram os materiais aprendidos na nossa ação que aconteceu no dia 1 de abril. A atividade ilegal estava degradando o meio ambiente e  poluindo com óleo diesel o rio Cotingol”, disse a liderança.

Além disso, destacou que a ação teve apoio dos agentes indígenas do Grupo de Proteção e Vigilância Territorial (GPVIT) da região Serras e Baixo Cotingo e ressaltou que a vigilância será por tempo indeterminado.

Ainda conforme o coordenador, a PF e o IBAMA destacaram que “não há nenhuma lei que regularize a mineração em terra indígena e, portanto, a atividade é proibida”.

Fotos: Aldenir Cadete Wapichana