COMUNICADO ÀS LIDERANÇAS INDÍGENAS E AO PÚBLICO EM GERAL

CONSELHO INDÍGENA DE RORAIMA – CIR, neste ato representado pela Coordenação Executiva vem ao público em geral, considerando a Pandemia Global do COVID-19 (CORONAVÍRUS), as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS). Levando em conta os casos que estão atingindo o Brasil e o nosso estado de Roraima, a preocupação desta organização com a preservação da saúde dos povos indígenas, vem ao público COMUNICAR que estão suspensas por tempo indeterminado todas as viagens Nacionais e Internacionais por funcionários, coordenação e demais membros desta Instituição.

Informamos que o ACAMPAMENTO TERRA LIVRE/RORAIMA/2020 foi adiado e todos outros eventos relacionado ao movimento indígena estão suspensos até que tenhamos certeza de segurança através das Instituições competentes sobre a situação em nosso País.

Recomendamos aos Tuxauas e demais lideranças evitar receber visitas em suas comunidades e terras indígenas de pessoas provenientes de outros estados da Federação do Brasil e países como a Venezuela, Guiana e de locais de casos da doença que foram confirmados.

Alertamos em caso de nossos parentes que viajaram para áreas de transmissão do coronavírus e apresentem sintomas devem procurar imediatamente atendimento médico antes de retornarem para suas comunidades.

Certos de contar com a compreensão de todos.

Boa Vista, 16 de março de 2020.

Enock Barroso Tenente

Coordenador Geral do CIR