Mulheres apresentam suas atividades na XIX Assembléia regional do Tabaio

Região Tabaio em plenária

 “Somos Força e União de uma Realidade Auto-sustentável”, esse é o tema da XIX Assembléia regional Unificada, que está ocorrendo desde Terça-Feira, 10, na comunidade Pium, região Tabaio, com objetivo de planejar e traçar metas e melhorias para cada comunidade.

Reunimos todas as comunidades e todas as coordenações regionais, para discutir sobre planos, melhorias e estratégias da região, explicou o assessor dos tuxauas, Almir Costa.

Assessor dos tuxauas, Almir Costa.

E nesta terça-feira, 11, a pauta foi das mulheres. Sobre uma mesa enfeitada com frutas, artesanatos, medicinas tradicionais, resultado dos trabalhos desenvolvidos por elas, mulheres da região. Elas discutiram sobre as suas atuações para o fortalecimento a nível local e regional.

Estavam presentes organizações que representa as mulheres: secretaria Geral do Movimento das Mulheres do Conselho Indígenas de Roraima (CIR) Maria Betânia Macuxi, coordenadora Geral da União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira (UMIAB) Telma Taurepang, Organização das Mulheres Indígenas de Roraima (OMIR) Norma Sato e a Vice Rosimeres Cavalcante e todas as coordenadoras locais, onde apresentaram atividades que desenvolvem juntos as mulheres indígenas de Roraima.

A secretária Maria Betânia Macuxi, pontuou a atuação junto às mulheres. 

“Temos que garantir os direitos das mulheres, trabalhando em conjunto com as coordenadoras regionais e buscar o espaço que tem que ocupar”, destacou a secretária Maria.

A secretária Maria Betânia Macuxi

 “Vejo aqui que as mulheres estão focadas em produzir artesanatos, medicina tradicional e outros. Mas não podemos esquecer de combater a violência, não devemos aceitar nenhum tipo de violência”, disse  Telma Taurepang.

Coordenadora Geral da UMIAB, Telma Taurepang.

A coordenadora local da comunidade Sucuba, Valterlina de Souza, disse que iniciou com as mulheres, o projeto Zannau Barraz Ik’u’’, que significa Mulheres do Campo. “Temos 500 mudas de variedades de pimenta para serem cultivadas e com certeza vamos dar continuidade. Hoje com as palavras das outras mulheres me sentir fortalecida”, declarou.

Assembléia segue até sexta-feira, 14, e participam as comunidades Barata, Livramento, Anta I, Anta II, Pium, Boqueirão,  Mangueira, Sucuba, Arapuá e Raimundão I.

Fotos: Márcia Fernandes