CIR faz orientações na construção do PGTA da TI Tabalascada

Gestora Ambiental Seneia do Vale, expondo as orientações

O Departamento de Gestão Territorial e Ambiental (DGTA) do Conselho Indígena de Roraima (CIR), participou nos dias 05 e 06 de fevereiro, na comunidade Tabalascada, região Serra da Lua, de reunião para a construção do Plano de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA).

A atividade teve como objetivo orientar os moradores no levantamento de informações da Terra Indígena que também fará parte do PGTA Regional da Serra da Lua.

Jovens na atividade

A equipe do DGTA e representante do Insikiran, professor Ari Barbosa, acompanharam os grupos de trabalhos e tiraram dúvidas. A participação da escola e alunos foi significativa. Os participantes mapearam os recursos naturais existentes e verificaram as necessidades culturais, sociais, econômicas entre outros. Também discutiram a importância sobre a preservação do meio ambiente para as futuras gerações.

Na construção do PGTA

A demanda surgiu da própria região, através do coordenador regional, Clóvis Ambrósio. Segundo ele, o objetivo é que cada comunidade e Terra Indígena tenham o seu planejamento, e após esse trabalho, seja construído o PGTA da região Serra da Lua.

Vice Tuxaua Alderísio Pereira Wapichana

Na ocasião o Vice Tuxaua Alderísio Pereira Wapichana, um dos primeiros moradores da comunidade, relatou sobre a luta pela demarcação e seus conhecimentos tradicionais da Terra Indígena Tabalascada.

Participaram mais 90 pessoas, entre lideranças, crianças, jovens, mulheres e homens.

Fotos: Jéssica Maria e Comunicadores da região