Povo Wai Wai discutem sobre a saúde

Povo Wai Wai em reunião extraordinária

O povo indígena da região Wai Wai, realizou no dia 25 de janeiro, na comunidade Xaari, reunião extraordinária, para de dialogar sobre a melhoria da saúde indígena com as lideranças e as demais comunidades.

“Decidimos organizar essa reunião, porque o atendimento da saúde não está bom, queremos melhoria no atendimento, transporte, medicamento e a estrutura de alguns postos e contratação de profissionais para a região que está em falta”, Destacou a liderança Valdeci Noro.

Em plenária as lideranças questionaram e expuseram os principais problemas que enfrentam e esperam por uma saúde de qualidade. É o que relata a liderança tradicional, Geraldo Pereira, “Lutei pela terra indígena Wai wai, e continuo lutando pela nossa saúde, espero a melhoria na saúde do meu povo”, ressaltou.

Presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (CONDISI) Manduca Tavares

Esteve presente o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (CONDISI) Manduca Tavares, na ocasião ouviu as situações colocadas em debates e disse que o povo Wai Wai terá todo o seu apoio, “foram feitas várias reivindicações dos parentes wai wai , eu como presidente da CONDISI LESTE de Roraima todas realidades que eles colocaram estou ai para apoiar e ajudar”, disse.

O coordenador geral do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Enock Taurepang, acompanhou e defendeu as decisões das lideranças, “qualquer que seja a necessidade de vocês, o CIR está à disposição dos senhores”.

Coordenador geral do cir, Enock Taurepang

Participaram da reunião mais 100 pessoas, entre jovens, mulheres e lideranças tradicionais das comunidades Cobra, Jatapuzinho, Anauá, Makaré, Soma, Laranjinha, Xaari, Saumauma, das T.I Trombetas de Napoera e Wai Wai.

Por Ascom/CIR

FOTOS: Márcia Fernandes