PROJETOS DAS COMUNIDADES DA TI MANOÁ PIUM GANHAM INCENTIVO COM A IMPLEMENTAÇÃO DO PGTA

Apresentação dos projetos já existentes nas comunidades


O Departamento de Gestão Territorial e Ambiental do Conselho Indígena de Roraima (CIR), junto com o Instituto Internacional de Educação no Brasil (IEB), iniciou no dia 23 e 24 de novembro, a Implementação do Plano de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA) da Terra Indígena Manoá Pium, região Serra da Lua.


“Já tem um plano de gestão territorial e ambiental construída da TI Manoá Pium, nesses planos foram levantadas várias demandas, nessas demandas existem projetos que as comunidades já exercem, e tem projetos que eles têm interesse em trabalhar”, explicou a assessora ambiental Jessica Maria.


É o que afirma Tuxaua Dione Pereira “O projeto vem trazer grandes avanços naquilo que nos já fazemos, plantamos e criamos, vai ser um progresso para as comunidades da TI Manoa Pium” .

Discussão das demandas em grupos


klênio Pereira disse que se espelha na luta do líder Clovis Ambrosio e pensa no futuro, “nem sempre as lideranças antigas vão poder está com agente, e futuramente vamos fazer esses planejamentos”, destacou.

Apresentação do projeto


A partir do diálogo e o trabalho em grupo, fizeram o levantamento das demandas prioritárias, que querem desenvolver com o recurso. E nesse primeiro momento 4 Terras Indígenas estão sendo contemplados pela implementação: Serra da Moça, Centro Maturuca, Manoá Pium e Aningal, ano que vem mais quatro, em parceria com o CIR. USAID, IEB e NCI.

Fotos: Márcia Fernandes