Gestora Ambiental do CIR participou da PRECOP-25 em Costa Rica

Sineia do Vale ao lado da Líder Indígena Nara Baré da COIAB

Sineia do Vale, etnia Wapichana, coordenadora do Departamento Ambiental do Conselho Indígena de Roraima (CIR), esteve desde o dia 07 de Outubro participando da Conferência PRECOP-25 , o evento ocorreu em Costa Rica.

O encontro promoveu a participação dos povos indígenas e comunidades locais com intuito de contribuir com o processo global ao chamado de ação sobre as mudanças climáticas.

Os povos indígenas têm uma importante participação nesse espaço, pois, a reunião fez uma preparação para a conferência das partes da COP das Convenções das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (CMNUCC) que ocorrerá neste ano no Chile.

Durante o evento, a coordenadora Sineia acompanhou diversas pautas, como o manejo integrado de recursos naturais por povos indígenas no Centro da América, Mulheres líderes territoriais e as preocupações sobre as mudanças do clima e entre outros temas.

Ao participar da pauta que tratou sobre mulheres que apresentaram alternativas de estocar alimentos no fortalecimento para enfrentar as mudanças do clima de três países na América Latina, questionou sobre água, e destacou que a discussão teve uma única resposta, “bem próximo haverá guerra de água”. destacou.

A reunião se encerrou hoje 10 de outubro.

FOTOS: Divulgação do Evento